quarta-feira, 16 de março de 2016

Teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório em todo o país

É um teste simples e rápido!!! Hospitais e maternidades das redes publica passam a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos. A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca - também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa. É um exame simples e rápido, que assegura a saúde do bebê. O teste da linguinha verifica se há altera coes no frênulo lingual, ou freio lingual desde o nascimento. O diagnostico precoce evita possíveis problemas para amamentar, deglutir, mastigar e falar. O freio lingual alterado gera dificuldades na sucção e deglutição, o que aumenta o gasto de energia para a amamentação e consequentemente reflete no ganho de peso do bebê. Por isso os pais devem ficar atentos para qualquer característica diferente que o recém nascido venha a apresentar, devem fazer uma observação detalhada dentro da boquinha do neném, caso o teste da linguinha não tenha sido realizado no hospital ou maternidade. No futuro, caso não seja identificada e corrigida, essa alteração pode provocar alterações de crescimento e desenvolvimento cranio facial, muscular e cognitivo da criança. 

Linguinha normal

Linguinha alterada
O teste deve ser realizado nas primeiras 72hs de vida ate 30 dias no máximo. Será avaliado clinicamente o tamanho do frenulo, analisada a forma como mama e a pega no seio materno.
Caso seja diagnosticado ALTERADO, considera-se o grau apresentado e a necessidade de correção imediata, pois quando realizada em recem-nascido esta é indolor e nao sangra. Quanto maior a criança mais resistente e espesso se torna o freio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário