segunda-feira, 25 de abril de 2016

Papel do dentista na detecção de maus tratos


O que o cirurgião-dentista deve fazer em caso de suspeita de maus-tratos:
  • Antes de mais nada, realizar uma boa anamnese. 
  • verificar se a história da lesão é coerente com o ferimento; 
  • descrever as lesões de acordo com: a região, o tamanho e o aspecto; 
  • realizar exame detalhado extra e intraoral; 
  • boca: lacerações de freios labial e lingual, palato mole e duro, gengiva e língua; queimaduras; 
  • lábios: machucados no canto da boca, com hematomas, equimoses e cicatrizes; 
  • dentes: fraturados, avulsionados (dente deslocado de sua cavidade) e com alteração de cor; 
  • dentes com muitas necessidades curativas, que provocam dor ou estão em processo infeccioso; 
  • abuso sexual: alteração de comportamento, lesões de DST, petéquias (pontos vermelhos causados por hemorragia de vasos) e eritema em palato mole e duro (sexo oral forçado).


ONDE DENUNCIAR:
Em suspeita de maus-tratos, o cirurgião-dentista tem a obrigação legal de notificar o caso ao Conselho Tutelar, sem necessidade de apresentar provas, com sigilo garantido, sendo sugerido não interferir pessoalmente na situação.


A faixa etária mais atingida pela violência doméstica é a de 0 a 4 anos de idade, fase em que a criança não fala.



Caso a vítima seja um idoso ou uma mulher, a denúncia também pode ser feita pelo Disque Denúncia Nacional por meio do número 100; na Autoridade Policial e/ou no Ministério Público.


Obviamente violência doméstica não é um assunto agradável, mas é extremamente necessário. Não se omita. Imagine que poderia estar acontecendo na sua família. Você PRECISA fazer a sua parte.

Celebridades 'apanham' em campanha de artista contra violência doméstica
Um artista e ativista italiano criou um trabalho inusitado para chamar a atenção ao problema da violência doméstica que muitas vezes acaba sendo encoberta pela falta de denúncias.
Para mostrar que qualquer mulher está sujeita ao problema e incentivar vítimas a não ficarem caladas, Alexsandro Palombo acrescentou roxos e marcas de violência sobre imagens de famosas como Angelina Jolie, Emma Watson e Madonna - que teriam cedido fotos suas para a campanha, lançada nesta semana para marcar o Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência contra a Mulher.

Angelina Jolie na versão 'com hematomas', de Alexsandro Palombo, que quis 'que as pessoas refletissem sobre violência doméstica'


O trabalho tem o slogan "A vida pode ser um conto de fadas se você quebrar o silêncio. Nenhuma mulher está imune à violência doméstica", acompanhado pela hashtag em inglês #STOPVIOLENCEAGAINSWOMEN".

Cantora Madonna com hematomas para simbolizar a violência doméstica

As modelos Kim Kardashian e Kendall Jenner, e a atriz e cantora Miley Cyrus também estampam a campanha.
"As celebridades escolhidas são perfeitas para interpretar esse papel - mostrando que ninguém está imune à violência - e para espalhar essa mensagem pela arte", observou Palombo.

A cantora Miley Cyrus também participa da campanha

"O silêncio mata mais do que doenças ou acidentes. Para derrotar a violência doméstica, é preciso educar as pessoas com respeito e igualdade e conscientizá-las sobre o problema. Cada um de nós pode fazer algo para conscientizar as pessoas e mudar esse cenário."


Gwyneth Paltrow, atriz vencedora do Oscar, aparece em imagem com hematomas no rosto

Essa não é a primeira vez que Alexsandro Palombo manipula imagens de personagens conhecidos para chamar a atenção sobre assuntos polêmicos. Ele abordou o preconceito contra pessoas com deficiência e o apoio a mulheres que enfrentaram o câncer de mama usando princesas da Disney, e colocou os Simpsons no famigerado campo de concentração de Auschwitz para marcar os 70 anos de sua liberação e relembrar os horrores do holocausto.

A modelo Kim Kardashian na campanha de Alexsandro Palombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário