terça-feira, 26 de abril de 2016

Câncer de boca

De acordo com a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta. 
  • Requer um diagnóstico médico 
  • Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem 


O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. 

 Os fatores de risco mais conhecidos para este tipo de câncer são:

Tabaco: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.



Etilismo: O consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre cigarro e bebidas alcoólicas aumenta muito o risco para câncer de boca.




Vírus HPV: Pesquisas comprovam que o vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de boca. 


Radiação solar: A exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios.




Hábitos: Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras.

Sinais e Sintomas
  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias
  • Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha)
  • Nódulos (caroços) no pescoço
  • Rouquidão persistente
  • Dor local: boca e face. 
  • Dor circunstancial: ao engolir.
  • Na boca: baba, mau hálito, placas vermelhas e brancas, secura ou úlceras
  • Na fala: tom de voz anormal ou voz prejudicada 
  • Na garganta: dificuldade em engolir ou dor 
  • Também comum: hemorragia, linfadenopatia cervical, perda de peso, perda do paladar ou tosse 

Homem com câncer de boca. Imagem ampliada das placas cancerosas vermelhas e brancas na boca dele.


Detecção precoce

Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.


Tratamento
Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria (80%) dos casos desse tipo de câncer tem cura. Geralmente, o tratamento emprega cirurgia e/ou radioterapia. Os dois métodos podem ser usados de forma isolada ou associada. As duas técnicas têm bons resultados nas lesões iniciais e a indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais que possam ser provocadas pelo tratamento. As lesões iniciais são aquelas restritas ao local de origem.


Prevenção 
Autoexame bucal


O objetivo do auto-exame é identificar lesões precursoras do câncer de boca. Deve ser realizado em um local bem iluminado, diante do espelho. Devem ser observados sinais como mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas, inchações, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e úlcera rasa, indolor e avermelhada.

Atenção!
  • Lave bem a boca e remova próteses dentárias se este for o caso.
  • De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes. Toque suavemente com as pontas dos dedos todo o rosto.


Consulte um médico para receber orientação 

Observação: As informações exibidas descrevem o que geralmente acontece com uma condição clínica, mas não se aplicam a todas as pessoas. Essas informações não são uma consulta médica. Portanto, entre em contato com um profissional da área de saúde se você apresentar um problema médico. Se você acredita ter uma emergência médica, ligue para seu médico ou para um número de emergência imediatamente.

fonte: www.google.com.br/search?q=Câncer+de+boca

2 comentários: