quinta-feira, 7 de julho de 2016

Amar faz bem à saúde! 

Amar deixa as pessoas mais bonitas, felizes e pode até salvar vidas. 
Veja os motivos...

"O amor faz transformações químicas no corpo. Ele provoca a liberação de hormônios que dão energia, disposição e a sensação de alegria", Ailton Amélio da Silva, psicólogo,

Um dos sentimentos mais celebrados pelos poetas e músicos, o amor e sua fase inicial, a paixão, viraram foco de pesquisas no mundo todo nas últimas décadas e as descobertas trazem uma boa notícia: amar faz muito bem à saúde.

“Na medida certa, o amor não faz qualquer mal. Aliás, se pudesse receitá-lo aos meus pacientes para evitar ou atenuar certos problemas, com certeza seria uma das minhas primeiras recomendações”, garante Marcus Vinicius Malachias, cardiologista e presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

E Malachias não está sozinho neste tese. Segundo estudos recentes, se apaixonar é um excelente recurso para fugir de doenças graves, como a depressão. Isso porque alguns sinais da paixão são bem conhecidos, como taquicardia, respiração ofegante, frio na barriga, insônia e redução do apetite, mas há outros que são muito mais significativos.

“Há um aumento da pressão arterial e a própria resposta imunológica melhora. Com isso, o corpo fica ainda mais protegido contra infecções e doenças”, explica a médica fisiologista e autora do livro Sexo, Amor, Endorfinas e Boba­ gens, Cibele Fabichak.

Segundo ela, o amor também faz bem porque, dentro do turbilhão de hormônios que se alteram durante a paixão, alguns têm sua quantidade aumentada, como a dopamina, a noradrenalina, as endorfinas, o cortisol, a testosterona e os estrógenos, elementos ligados à sensação de bem-estar, de felicidade e do desejo sexual. “Por isso, a paixão é um anti-depressivo natural, pois eleva o humor e amplia as sensações de prazer.”

Outro ponto positivo é que pessoas apaixonadas costumam dar mais valor à sua saúde e se preocupam em não ficar doentes. “O amor faz com que a pessoa fique mais feliz, a vida se torne mais interessante e ela descubra um motivo ainda mais forte para se cuidar e estar sempre ao lado de quem gosta”, comenta Lincoln Cesar Andrade, médico psiquiatra da Paraná Clínicas e do Centro de Estudos do Amor e da Sexualidade Humana (Cenasex).

Para quem acha que isso é coisa de pessoas românticas, a ciência já provou esses benefícios. “Um estudo mostrou que homens que se separavam e não se casavam novamente tinha uma diminuição na expectativa de vida porque, devido à tristeza pelo fim do relacionamento, ficavam mais deprimidos e menos resistentes a doenças”, conta Ailton Amélio da Silva, psicólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP).

Além desses benefícios, os especialistas garantem que amar vale a pena porque não tem contra-indicação. “A paixão causa alterações na glicemia e na pressão arterial, mas são modificações tão suaves que não podem prejudicar a saúde de pessoas que são hipertensas ou diabéticas, nem mesmo desencadear um problema desses em quem é saudável”, garante Cibele.

Os benefícios de amar

Segundo Ailton Amélio da Silva, doutor em psicologia e professor de relacionamentos amorosos e comunicação na USP, ter um amor correspondido deixa a pessoa: 
- Mais bonita. "Estudos mostram que a pessoa fica mais bonita ao lado do amado do que longe dele", diz o especialista. 
- Mais motivada. 
- Cheia de energia. 
- Com objetivos na vida. 
- Calma, relaxada e otimista.
Faz bem ao coração e ao corpo

A pessoa que ama tem mais autoestima e: 

- Cuida mais de si mesma. 
- Pratica exercícios físicos, com isso evita doenças cardiovasculares. 
- Se preocupa com a saúde, vai ao médico regularmente. 
- Tem motivação para continuar na dieta. 
- Tem mais disposição para sair, passear, namorar. 
- Pensa na aparência, cuida do cabelo, usa maquiagem.

Dicas para um amor duradouro

"O amor constrói", 

- Escolha um parceiro com quem sinta prazer de conversar. 
- Faça o possível para manter o interesse entre vocês em alta. E falem de sexo. Não vale transar só para satisfazer o outro. Se não sentir vontade, dê os motivos. 
- Invista em seu sentimento. Entre na canoa com os dois pés, sem medo de ser feliz. 
- Não cultive ideias negativas. Se estiver pensando que seria melhor voltar a ser solteira ou tentar um novo parceiro... Talvez seja verdade! Enfrente a situação com sabedoria e, sobretudo, com coragem. 
- Com ele, cultive o hábito de perguntar, conversar, falar sobre seus sentimentos, trocar carinhos. Não se acomode, porque a relação fica chata.
Segredos para se manter apaixonada

- Ter uma admiração profunda pelo parceiro. 
- Descobrir sempre algo novo sobre ele. 
- Gostar de conversar e estimular a cumplicidade. 
- Ter ciúmes sem cair no exagero. 
- Fazer planos e dividir as responsabilidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário