terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Hipersensibilidade Dentinária


Você já sentiu uma dorzinha incomoda no dente quando bebe ou come algo muito quente, muito frio, ou algo muito ácido? Ou quando você respira um ar muito frio?
Talvez você tenha algo que chamamos de hipersensibilidade dentinária, ou mais popularmente conhecido com sensibilidade nos dentes. 


Esse tipo de situação é muito comum e estima-se que cerca de metade da população sofre com isso. A hipersensibilidade dentinária pode desaparecer e voltar ao longo do tempo.
Pode ser causada por áreas da dentina ou da raiz exposta devido a retração gengival ou doenças periodontais. A retração da gengiva é muito comum. Cerca de quatro quintos da população apresentam retração gengival aos 65 anos de idade. 




A raiz quando esta exposta não possui a camada de esmalte, como a coroa. As raízes possuem uma capa fina chamada de ''cemento'' que, quando perdida, deixa a dentina descoberta.
A escovação excessiva ou o uso de um creme dental muito abrasivo podem danificar o esmalte dos dentes e expor a dentina.



Uma alimentação muito acida, com muitas frutas cítricas, picles ou refrigerantes podem provocar erosão e dissolver a superfície do dente. 


Bulimia e Refluxo Gastroesofágico (GERD) também podem causar erosa dental e sensibilidade devido a acides na boca.


Se você tiver dentes sensíveis, importante informar seu dentista para que ele possa examinar sua boca e ver se o problema 'e hipossensibilidade dentinária e auxia-lo a escolher o melhor tratamento. Quando os dentes estão sensíveis pode ser doloroso escova-los, e se a escovação for deficiente devido a dor, haverá maiores risco de carie dentaria e doenças da gengiva. A dor que aparece apos a ingestão de alimentos ou bebidas quentes, frios, doces ou ácidos também podem indicar algum outro tipo de problema inclusive carie. Se for esse o caso, seu dentista deve informa-lo sobre o melhor tratamento. 


Como tratar a hipersensibilidade dentinária??
Esse problema pode ser tratado com cremes dentais, flúor, dessensibilizantes, adesivos dentários, uso de laser, restaurações, cirurgias muco-gengivais. Seu dentista esta apto para indicar o melhor tratamento. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário