quinta-feira, 25 de maio de 2017

Vamos falar sobre os freios bucais?

 Os freios ou frênulos bucais são membranas que conectam os lábios às gengivas - Freio Labial Superior e Inferior - e a língua ao assoalho da boca - Freio Lingual. .

Em algumas pessoas, estes freios podem ser alterados, espessos demais e/ou curtos, sendo necessária em alguns casos a sua correção cirúrgica, denominada de Frenectomia. 

As alterações nos Freios Labiais, especialmente no freio SUPERIOR, impedem muitas vezes de se realizar uma higiene adequada dos incisivos, porque a escova bate no freio, machucando-o e causando grande desconforto à criança. Por sua vez, não conseguindo higienizar adequadamente esta região dos incisivos, é comum acontecer também gengivite (inflamação da gengiva) com posterior formação de bolsa (gengiva aumenta de volume), perda de osso e dos próprios dentes desta região. 

Quanto à alteração no Freio Lingual, chamamos de anquiloglossia ou a famosa "língua presa", porque ela pode ficar com seus movimentos comprometidos, interferindo nas funções orais, como sucção, deglutição, mastigação e fala. Além disso, em bebês, a anquiloglossia pode dificultar ou até mesmo atrapalhar no aleitamento materno.

A idade correta para se realizar a cirurgia deve ser avaliada individualmente levando em consideração vários fatores além da alteração física propriamente dita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário