Na Odontologia, denomina-se "Fase do Patinho Feio", por volta dos 06 anos de idade da criança, o período de troca dos dentes decíduos (de leite 🥛) pelos permanentes, especialmente devido à aparência dos incisivos superiores, que em sua maioria, pelos tamanhos maiores, nascem desajeitados, girados, e por isso podem causar certa preocupação aos pais em relação à estética do sorriso .
Esta fase foi assim denominada inspirada no conto "O Patinho Feio", aquele todo desajeitado que um dia se tornou um belo cisne! Lembram? .
Porém, deve-se frisar que: esta fase “antiestética” é fisiológica (natural) e transitória! Na maioria das crianças tudo se resolve de maneira natural por volta dos doze anos de idade, com a erupção (nascimento) dos caninos superiores e também com o crescimento ósseo facial das crianças, onde os incisivos centrais e laterais tomam seus posicionamentos corretos nas arcadas, fechando os espaços, e consequentemente tornando-se um lindo cisne! .
.
O acompanhamento com o Odontopediatra ou o Ortodontista é muito importante durante este período 🦆 "desajeitado", pois em alguns casos, o uso de aparelho ortodôntico está indicado com ótimos resultados!
Além disso, é nesta fase de Patinho Feio que também se avalia a situação do freio labial superior para decidir a necessidade de intervenção ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário