domingo, 30 de abril de 2017

Dicas minuto! Como deixar sua escova de dente livre de bacterias!?


  1. Escolha uma escova de dentes simples e eficiente. Não se deixe levar pelo banho de marketing que as empresas de produtos de higiene bucal dão nos seus produtos. Escolha uma escova macia e de cabeça não muito grande.
  2. Lave sua escova antes e depois de escovar os dentes. Lavar as mãos com água e sabão antes de escovar os dentes também ajuda. Quem nunca passou o dedão sujo nas cerdas da escova pra ajudar a secá-la?
  3. Deixe sua escova longe do vaso sanitário! Sabe o que acontece quando você puxa a descarga sem fechar a tampa do vaso? Cuidado com os nano-cocôs voadores!
  4. Use um protetor de cerdas pra guardar sua escova. Mas um que não abafe as cerdas. E lave ele de vez em quando, PFVR!
  5. Mantenha as escovas de dente dos membros da família longe umas das outras. Sabe o que tem mais bactérias que uma escova de dentes? DUAS.
  6. Não compartilhe sua escova de dentes com outra pessoa! Escovas dentais são de uso pessoal e intransferível. Assunto encerrado.
  7. Troque sua escova de dentes regularmente. Quando as cerdas da sua escova começarem a entortar, troque-a. Ela já era!
  8. Borrife Clorexidina 0,12% nas escovas sempre que puder, essa substancia mata as bactérias ali presentes.

sexta-feira, 28 de abril de 2017



O ideal é que ela aconteça ainda durante a gestação, no 🤰🏽 Pré-Natal Odontológico, para que assim a mamãe e/ou o papai já iniciem os devidos cuidados após o nascimento do bebê. Além disso, quando for o caso, poderão também receber auxílio especializado para uma correta amamentação no peito, entre muitas outras orientações e cuidados específicos.
.
☝🏼 Quando isso não aconteceu ou não foi possível, NÃO É necessário aguardar a chegada do primeiro dente. SIM, bebês SEM dentes também vão ao Odontopediatra. .
.
📍 Portanto, deve-se levar o bebê ao Odontopediatra ainda no PRIMEIRO ANO DE VIDA, pois isso deve ser PRIMORDIAL, de forma que os pais e/ou cuidadores do bebê 👶🏼 recebam orientações oportunas para aquele momento ou para um futuro próximo, como por exemplo sobre a erupção (nascimento) dos primeiros dentes e suas repercussões, como fazer a limpeza 💦 adequada, como evitar a 👾doença cárie precoce e o uso de chupetas e 🍼 mamadeiras, além de se examinar clinicamente toda a face e a boca, bochechas, lábios, língua 👅 etc. do bebê.
.
👫 Após esta primeira consulta, o acompanhamento periódico através de consultas de manutenção da saúde se faz necessário, para que contínuas informações de acordo com a fase que a criança esteja vivendo, sejam elaboradas individualmente e repassadas, além da realização de exames clínicos minuciosos, com o objetivo maior que é manter a saúde! .
.
💎 Prevenir sempre é melhor do que tratar em todos os sentidos! ♻️ O espaço de tempo dos retornos é personalizado e determinado pelo Odontopediatra, porque pode variar entre cada paciente, visto que cada um tem uma necessidade. .
.

domingo, 23 de abril de 2017

Modelo Renata Banhara, Canal, Sinusite e Infecção Cerebral

A modelo Renata Banhara está internada em estado grave no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“Ela está com uma infecção grave no cérebro. Ela tinha um dente que não se manifestou, ficou alojado. Como o dente é poroso, a bactéria entrou e ficou no osso do rosto e foi para o cérebro. Isso rendeu uma grande sinusite, que também é uma bactéria. Essa junção de bactérias acabou indo para o cérebro. Ela está na CTI com médicos excelentes e não pode receber visitas”, disse Roneia Forte, assessora da modelo.

O irmão de Renata, Túlio Alano, contou que ela está sedada. Antes da sedação, ela chegou a gravar um vídeo explicando um pouco da sua situação médica. “Fiz canal há seis anos, e esse dente meu fechou, tudo lindo, maravilhoso, sem problema. Esse dente fez um polo de infecção. Só que ele não deu febre, ela não deu pouso, ele não infeccionou. Ele fez uma infecção sigilosa”, explicou, dentro do seu entendimento. “São leves esses ossos da cabeça. A bactéria foi para os ossos, fez uma sinusite e essa sinusite criou outras bactérias. Mas a sinusite também não me deixou com febre, não saiu secreção, não fez nada, tudo silencioso”.



FOI POR CAUSA DE UM TRATAMENTO DE CANAL?

Então… só com base no que a modelo contou, não temos como saber. Dá pra afirmar que o problema tem a ver com o tratamento endodôntico que ela fez há vários anos? Sem um monte de exames, não.

As sinusites podem surgir em decorrência de diversas doenças infecciosas sistêmicas como gripes, resfriados, pneumonias, asma, bronquite, etc.. A inflamação da membrana sinusal pode ter origem odontogênica, também. O desenvolvimento de lesões periapicais em dentes próximos ou invaginados no seio maxilar pode provocar alterações inflamatórias na mucosa sinusal e levar ao desenvolvimento de sinusites. A sinusite odontogênica abrange de 10 a 12% dos casos de sinusite maxilar com histórico de infecção odontogênica ou periodontal.

Em resumo: é bem possível que Renata Banhara tenha chegado ao abscesso cerebral por causa de uma sinusite bacteriana. Se ela começou como sinusite odontogênica, são outros quinhentos.

Melhoras, Renata.