Muitos alimentos, inclusive, são associados ao escurecimento dos dentes, entre eles o café, os refrigerantes, não por fazerem ‘mal’, mas pela tonalidade intensa de suas respectivas colorações e até mesmo o famoso cigarrinho.
Em contrapartida, existem alguns alimentos que fazem o caminho inverso e auxiliam a limpar, e proteger nossa arcada dentária de formação e acúmulo de placas e até mesmo na prevenção da cárie. Confira agora alguns desses nossos aliados e que você provavelmente não tinha ideia do quanto eles podem ser úteis pros nossos dentes:
Queijos

Castanha-do-Pará
A nutritiva Castanha do Pará possui uma série de óleos que ajudam a criar um tipo de película que envolve a arcada dentária, o que diminui a probabilidade das bactérias provenientes dos resquícios de outros alimentos grudarem nos dentes.
Morangos
A suculenta fruta vermelha é rica em ácido málico, um adstringente de origem natural que auxilia a retirar manchas provenientes de outros alimentos. O morango ainda é constituído de vitamina C, que é agente natural no combate ao acumulo de placas que envolvem os dentes.
Salmão
O refinado e saboroso salmão, é rico em cálcio e vitamina D, ou seja, um precioso agente fortalecedor da arcada dentária.
Chiclete (Sem açúcar)
E por essa você não esperava! Em um intervalo de tempo entre 15 a 20 minutos após as alimentações, mascar goma de mascar (aquelas sem açúcar), é algo recomendável por diversos dentistas. Isso devido a uma goma chamada xilitol, que é um açúcar que não pode ser metabolizado pelas bactérias contidas na boca. Esse tempo de mastigação da goma de mascar, ajuda a aumentar em até 5 vezes, o número de PH da boca, auxiliando no deterioramento dos resíduos alimentares contidos nos dentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário