Porém, insegurança, tensão e ansiedade são alguns dos sentimentos que os pequenos podem sentir, principalmente em relação a primeira experiência no Odontopediatra.
Para ajudá-los, controle seus temores. Evite, na presença de seu filho, relatar coisas desagradáveis. Existem palavras que assustam! .
Nunca o engane. Diga-lhe que vai levá-lo ao dentista, um amigo que cuida da saúde da boca, dos dentes, língua...
Evite também prometer recompensas pelo bom comportamento, pois geralmente o que precisa ser recompensado é porque não deve ser agradável,
e a consulta com o Odontopediatra pode sim ser muito agradável!
No consultório, o comportamento dos pais ou responsável é fundamental!👈🏻 Como? Diminuindo a própria ansiedade, confiando e atuando em sintonia com o Odontopediatra, deixando-o conduzir a consulta, sem interpelá-lo, pois ao contrário, a criança ficará confusa 🤷🏼♀ e não saberá a quem deve prestar atenção. Pais tranquilos e confiantes proporcionam tranquilidade na criança e no ambiente.
Caso seu filho chore, não se inquiete. O choro é uma forma natural de reação da criança perante situações desconhecidas ou temidas. Existem técnicas que o Odontopediatra vai usar para naturalmente diminuir esse medo.
Deixe a criança expressar sua curiosidade pelo que houver no consultório. O Odontopediatra saberá prestar tais esclarecimentos de acordo com a linguagem e desenvolvimento de cada criança.
Dê a chance ao seu filho de descobrir e experimentar situações novas de forma mais independente. Seguramente, ele conseguirá.