quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O que aconteceria com seu corpo se você não tomasse refrigerante?

O refrigerante já apareceu diversas vezes em estudos e na mídia de forma geral como um dos vilões da saúde, principalmente quando se leva em consideração os hábitos alimentares de jovens que vivem em cidades.
Você sabe porque o refrigerante é considerado esse “vilão”? Basicamente por conta da quantidade de açúcar presente em cada lata ou garrafa de refrigerante. São quantidades realmente muito grandes.


E se você quer saber o que toda essa açúcar (aliada a outros componente) pode fazer com seu corpo, uma pesquisa muito minuciosa, realizado por 22 anos na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que apenas uma lata de refrigerante por dia pode aumentar o risco de um ataque cardíaco em 20%.


Foi informado ainda que o excesso de refrigerante na dieta começou a ser encontrada por pesquisadores que se dedicam a entender doenças como a obesidade, a diabetes e os distúrbios cardíacos. Informou a BBC Brasil.


Como posso entender melhor a quantidade de açúcar nas bebidas do nosso dia a dia?

Existem várias formas de saber a quantidade da açúcar presente em refrigerantes e demais bebidas que consumimos. Quando a bebida é industrializada, a empresa é obrigada a colocar essa informação no rótulo. Apesar disso, algumas acabam camuflando ou mascarando a informação, dizendo a quantidade por proporções menos ao que você está realmente bebendo.

Essa imagem que circula na internet, também deixa a compreensão mais fácil:

Mas o que toda essa açúcar do refrigerante pode causar em nosso corpo?
São vários os efeitos, separamos na sequência 5 deles que aconteceria caso você parasse de tomar refrigerante. Confira

1 – Perda de peso


O açúcar é um dos grandes inimigos da dieta, então se você parar de tomar refrigerante (caso você seja um viciado) é bem provável que nos próximos meses, tirando apenas o refrigerante da dieta, alguns quilos também vão embora.

2- Você ficaria mais feliz


Um estudo divulgado pelo American Journal of Public Health revelou que pessoas que bebem muito refrigerante tem o risco de morrer mais cedo do que outras que não ingerem a bebida. Portanto, com mais anos de vida, sobra mais tempo para ser feliz.

3- Diminuiria o risco de câncer



Existe no refrigerante a substância bisfenol-A ou ABP, que dificulta o sistema endócrino e já foi associado por pesquisadores como substância que causa risco de câncer. O bisfenol-A também causa infertilidade e puberdade precoce.

4- Seus ossos ficaram melhores


Quem já leu as informações nutricionais do refrigerante já deve ter se deparado com a quantidade de sódio. E essa quantidade pode causar o enfraquecimento dos seus ossos.

5- Seus dentes também agradeceriam



Principalmente o refrigerante à base de cola, que possui fosfato em sua composição, podem causar a desmineralização óssea dos dentes, e isso ao longo dos anos pode desgastar bastante os dentes.



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tratamento odontológico para gestantes

Não é de hoje que esse assunto tem gerado duvidas e controversas entre as mulheres que estão gestantes, é pensando nisso que resolvi falar um pouco sobre esse tema tao discutido por tantas pessoas. Afinal, quais são os mitos e verdades sobre os tratamentos odontológicos das gestantes?


1. Gestantes podem receber tratamento odontológico?
resposta é SIM! Em qualquer idade gestacional, ela poderá ser atendida, embora o segundo trimestre seja o momento mais oportuno, porque, nessa fase ela se encontra num período de maior estabilidade.

2. A gestante pode receber anestesia odontológica local?
SIM!!! O dentista deve conhecer o efeito dos anestésicos e as alterações que ocorrem durante a gravidez. As gestantes podem apresentar uma elevação da pressão arterial e isso deve ser levado em conta. 0 dentista, juntamente com o ginecologista, deverá escolher o anestésico apropriado. Converse com seu dentista, tire suas duvidas, seus medos, pois sabemos que a maioria das vezes as pessoas deixam de fazer algum procedimento não pelo fato de não poderem, mas pelo fato de não receberem as informações corretas e acreditar em lendas antigas.
3. A gestante pode ser radiografada?

Pode Sim! No primeiro trimestre (período da embriogênese), as radiografias devem ser evitadas. Caso esse procedimento não possa ser evitado, o avental de chumbo deverá ser utilizado em qualquer fase gestacional.
4. A saúde bucal pode afetar a gravidez?

 Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. As gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal. Outros estudos devem ainda ser feitos para que se estabeleça de que maneira as enfermidades gengivais afetam a gestação. Parece que essas doenças aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Os dados também sugerem que quando uma enfermidade gengival piora durante a gravidez, o risco de o bebê nascer prematuro aumenta.
5. Que problemas orais podem ocorrer durante a gravidez?
Os estudos revelam que um grande número de mulheres tem gengivite durante a gravidez, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva. Os sintomas são gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. A gengivite ocorre com maior freqüência durante a gravidez porque o aumento dos níveis hormonais torna os tecidos gengivais mais sensíveis às substâncias irritantes da placa bacteriana. Contudo, é a placa bacteriana, e não os hormônios, a maior causa da gengivite.
Mantendo seus dentes sempre limpos, especialmente na região do colo dentário, área em que a gengiva e os dentes se encontram, você pode reduzir significativamente ou até evitar a gengivite durante a gravidez. E além disso você pode ajudar ainda mais a saúde de seus dentes, substituindo os doces por alimentos integrais tais como queijo, verduras e frutas frescas.
6. Existem algum cuidado especiais para a higiene bucal da gestante?
Os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida: limpeza diária dos dentes com uso adequado
da escova e fio/fita dental.
A qualidade dessa limpeza é mais importante do que a freqüência. Se houver algum ponto da gengiva com sangramento, essa região deverá ser limpa melhor. Se após 3 dias a gengiva continuar sangrando, a gestante deve procurar a ajuda de um dentista.


7. O que posso esperar de uma consulta com o dentista durante meu período de gravidez?
Em primeiro lugar, não deixe de informar ao dentista que você está grávida. É melhor marcar uma consulta entre o quarto e sexto mês de gravidez porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança.
No último trimestre da gravidez, o estresse associado com a consulta ao dentista pode aumentar a incidência de complicações pré-natais.
Na maior parte dos casos, radiografias, anestésicos dentais, medicação contra a dor e antibióticos (especialmente a tetraciclina) não são receitados durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam absolutamente necessários. Além disso, sentar-se em uma cadeira de dentista nos últimos três meses da gestação pode ser algo muito desconfortável. Há também evidências de que as gestantes podem ser mais suscetíveis à náusea. Mas, não se preocupe, pois seu dentista está preparado para ajudá-la nesta situação.
Se precisar fazer uma consulta de emergência, avise o consultório, antes de chegar lá, que você está grávida. Informe a respeito de qualquer tensão que estiver sofrendo, abortos naturais anteriores e medicamentos que esteja tomando. Tudo isso pode influenciar a forma pela qual seu dentista vai atendê-la e tratá-la. É bem provável que seu dentista entre em contato com seu médico, antes de iniciar qualquer tratamento.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Hipersensibilidade Dentinária


Você já sentiu uma dorzinha incomoda no dente quando bebe ou come algo muito quente, muito frio, ou algo muito ácido? Ou quando você respira um ar muito frio?
Talvez você tenha algo que chamamos de hipersensibilidade dentinária, ou mais popularmente conhecido com sensibilidade nos dentes. 


Esse tipo de situação é muito comum e estima-se que cerca de metade da população sofre com isso. A hipersensibilidade dentinária pode desaparecer e voltar ao longo do tempo.
Pode ser causada por áreas da dentina ou da raiz exposta devido a retração gengival ou doenças periodontais. A retração da gengiva é muito comum. Cerca de quatro quintos da população apresentam retração gengival aos 65 anos de idade. 




A raiz quando esta exposta não possui a camada de esmalte, como a coroa. As raízes possuem uma capa fina chamada de ''cemento'' que, quando perdida, deixa a dentina descoberta.
A escovação excessiva ou o uso de um creme dental muito abrasivo podem danificar o esmalte dos dentes e expor a dentina.



Uma alimentação muito acida, com muitas frutas cítricas, picles ou refrigerantes podem provocar erosão e dissolver a superfície do dente. 


Bulimia e Refluxo Gastroesofágico (GERD) também podem causar erosa dental e sensibilidade devido a acides na boca.


Se você tiver dentes sensíveis, importante informar seu dentista para que ele possa examinar sua boca e ver se o problema 'e hipossensibilidade dentinária e auxia-lo a escolher o melhor tratamento. Quando os dentes estão sensíveis pode ser doloroso escova-los, e se a escovação for deficiente devido a dor, haverá maiores risco de carie dentaria e doenças da gengiva. A dor que aparece apos a ingestão de alimentos ou bebidas quentes, frios, doces ou ácidos também podem indicar algum outro tipo de problema inclusive carie. Se for esse o caso, seu dentista deve informa-lo sobre o melhor tratamento. 


Como tratar a hipersensibilidade dentinária??
Esse problema pode ser tratado com cremes dentais, flúor, dessensibilizantes, adesivos dentários, uso de laser, restaurações, cirurgias muco-gengivais. Seu dentista esta apto para indicar o melhor tratamento. 


 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Reflexão do dia!

Aqui no blog sempre tem um espacinho para reflexões. 


O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o certa vez na rua:
- Sr. Bilac, estou a precisar vender a minha propriedade, que o Senhor tão bem conhece. Poderia, por gentileza, redigir o anúncio para a venda no jornal?
 Olavo Bilac apanhou o papel que o amigo lhe estendia e escreveu:

VENDE-SE ENCANTADORA PROPRIEDADE

"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo. Cortada por cristalinas e marejantes água de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda".

“Meses depois, o poeta reencontrou o comerciante e perguntou-lhe se havia conseguido vender a propriedade”.

- Nem pense mais nisso Sr. Bilac! Quando li o anúncio que o senhor escreveu é que percebi a maravilha que tinha nas mãos.

Às vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás de Miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem. A pessoa que está a seu lado, os amigos que estão junto a você, o emprego que Deus lhe proporcionou, o conhecimento adquirido, a sua saúde, o sorriso... Enfim, tudo aquilo que Nosso Senhor nos oferece diariamente para o nosso crescimento espiritual.

Olavo Bilac